sábado, 11 de janeiro de 2014

Ronaldo e o Panteão Nacional - e uma petição

Ronaldo acertou com a PEPSI um pedido de desculpas sobre a campanha idiota e provocatória feita na Suécia antes de Cristiano lhes esmagar a equipa nacional em Estocolmo. E ficou entre ambos acertado que a PEPSI doaria 150.000€ a uma instituição, a Casa dos Rapazes (para ajudar jovens neglicenciados e maltratados) por influência do jogador. 

Cristiano Ronaldo é o MAIOR jogador do MUNDO.   Com o prémio do Blatter ou sem ele.

Já enjoa esta discussão piedosa sobre se Eusébio deve ir para o Panteão Nacional. 
Recuperando o conceito original romano do Panteão (o templo de todos os Deuses) a França da Revolução transformou uma Igreja central de Paris no mausoléu dos cidadãos exemplares que a Pátria homenageia e Lisboa tinha que ter um templo igual mais tarde ou mais cedo. Assim, a antiga Igreja de Santa Engrácia foi transformada em 1916 no Panteão Nacional. O problema é que o poder em Portugal no sec.XX e agora sempre foi demasiado sectário e convencido que se inventam novas eras cada vez que um Governo toma posse. Para trás ficam cinzas e descrédito. A Srª Dª Amália resistiu, mas não deve gostar de algumas companhias que lá tem. E não é a sua presença que credibiliza o conceito nem faz o monumento mais digno e consensual. Pessoalmente, tanto me faz que Eusébio vá ou não, até há um conjunto de pessoas que eu gostaria de lá ver... mas infelizmente algumas ainda estão vivas.     

Entretanto a Srª Ministra das Finanças decidiu entregar à Christies de Londres a venda a preço de saldo de uma colecção de 50 (!!!) obras de Juan Miró que os aldrabões do BPN tinham guardado para os dias frios de Inverno. Nunca foram apresentadas ao público e constituem a maior colecção privada de obras deste autor. O Estado podia fazer com elas um Museu ímpar na Europa, mas decidiram pô-las à venda por um valor base de 35 milhões de Euros - para obter menos de 1% do valor 5.000 milhões que é o buraco do BPN. 
Neste caso, como dizia o treinador Manuel Machado, um tostão é um tostão e um cretino é um cretino.  

Há uma petição pública para tentar parar mais esta estupidez.  

http://peticaopublica.com/psign.aspx?pi=joanmiro


Sem comentários:

Enviar um comentário