É uma satisfação – uma equipa a jogar bem, a criar oportunidades, a marcar golos, a ganhar jogos e a entusiasmar os adeptos – 4-0 ao Paços de Ferreira, ontem à noite e agora no topo da classificação.
Também é uma satisfação ver que toda a gente está afinada e sintonizada e isso é visível nas respostas às consecutivas questões sobre se é agora que o Sporting assume a candidatura ao título… A esta pergunta muito original e inteligente toda a gente sem excepção responde “vamos tentar ganhar todos os jogos e depois logo se vê”... que é a única resposta razoável a dar.
É importante agora que se faça uma boa gestão das expectativas para o futuro – e não só para esta época. A grande maioria destes jogadores ainda há 3 ou 4 meses atrás não valia nada em termos de mercado, mas agora a sua cotação (mesmo sem a ida às competições europeias) é bem diferente e a sua qualidade começa a chamar a atenção de clubes europeus com poder de compra.
É importante gerir as expectativas dos jogadores para que isso não os deixe de cabeça à roda e é importante não embarcar na tentação do lucro fácil já no mercado de Janeiro.
Para a 1ª tarefa Leonardo Jardim parece o homem certo, capaz de explicar com calma a estes rapazes que se tiverem paciência para investir neles próprios e no Clube, irão daí tirar enormes benefícios. Para a 2ª tarefa não podíamos ter melhor, Bruno de Carvalho já demonstrou no caso Bruma que sabe jogar com o tempo, sabe gerir expectativas e lucrar com essa maneira de agir.
É muito importante arranjar receitas paralelas ou alternativas que libertem o Sporting da pressão de vender, e fazê-lo apenas quando a proposta for muito vantajosa.
Há medidas imaginativas simples cujo exemplo importa explorar em alternativa. Talvez se possa aprender algo com o actual Min. da Educação e com os testes aos Profs. Mas devia ser para todas as funções públicas, começando pelos únicos cargos para os quais não é exigido nenhum tipo de Currículo mínimo, académico ou profissional… a saber, os Ministros e Secretários de Estado e os membros dos respectivos gabinetes. A 20€ por época, naturalmente.
Alargando a experiência, se concordarem, nos dias de jogo distribui-se um teste de cultura geral a cada sócio do SPORTING minutos antes de entrar no Estádio Alvalade - e só entra quem acertar 6 em 10 questões. A 20€ por teste.
É uma hipótese a estudar para aplicar no Estádio de Alvalade, exclusivamente.
Na Luz nunca resultaria, o estádio ficava às moscas.
Obrigado ao Vitor Carmo pelo título deste post.
Sem comentários:
Enviar um comentário